Preservar a qualidade do vídeo ao esticar | Detail-preserving Upscale

Uma dúvida muito comum entre os editores, coloristas e vídeo grafistas em geral é como aumentar o tamanho de uma cena sem perder muito a qualidade, isso é muito comum em gravações com diversas câmeras de setups diferentes, ou até mesmo uma única câmera que grave em resolução diferentes ao escolher entre frames por segundo diferentes.

Está é uma dúvida muito importante, pois normalmente a cena que deverá ser esticada está na mesma edição que outras gravadas no tamanho final da timeline utilizada, então qualquer grande diferença de qualidade entre estas cenas será notado. E todos nôs sabemos que ao esticar um vídeo novos pixeis são criados através de cálculos matemáticos interpolando os pixeis existente, mas sem criar nada novo, assim não trazendo mais definição a cena, muito pelo contrário normalmente perdendo definição.

Sabendo de tudo isso, quais são as opções então para fazer o melhor possível ao esticar um vídeo? Aqui vou ressaltar 3 abordagens, duas delas podem ser feitas tanto no Premiere Pro quanto no After Effects e uma apenas no After.

A primeira é a mais simples das opções: no motion básico da cena aumente a escala normalmente, mas fica a dica, utilize números proporcionais, para facilitar a interpolação dos pixeis. isso vale também para a posição do vídeo, não deixe entre pixeis, sempre use números cheios, de preferência pares, e proporcionais ao tamanho do vídeo. E na sequencia aplique um efeito de nitidez (sharpen) para melhorar a definição do vídeo. Caso o vídeo tenha muto ruído, seja de ISO ou de compressão, esse ruido pode ficar muito forte e tenha que ser suavizado, no After é possível fazer isso com o efeito Remove Grain, no Premiere é necessário comprar o plugin como o Neat Video ou similar.

Outra opção é adquirir o efeito Instant HD e Instant 4K da Red Gigant, nestes efeitos os cálculos de interpolação dos pixeis são um pouco diferentes voltados a essa finalidade, além de opções de nitidez e remoção de ruído e ajudarão na qualidade da cena que está sendo ajustada.

Detail-preserving UpscaleA Ultima opção é o novo efeito do After Effects o Detail-preserving Upscale, que pode ser encontrado na lista do painel Effetcs&Presets. Este efeito é bem simples de utilizar, a grande vantagem dele é o algorítimo utilizado, que foi aprimorado especificamente para ser utilizado ao expandir a escala de vídeos.

O Detail-preserving Upscale apresenta 4 opções que são:
– Scale: para definir quanto de escala precisa ser esticada a imagem.
– Reduce Noise: ajuste quão forte precisa ser a redução de ruído na cena, principalmente para ruídos homogêneos como o ISO. Uma dica, se o ruído for muito forte use também um efeito próprio para isso, que faça uma leitura da frequência do ruído e afete diretamente essa área, como os efeitos Remove Grain do After Effects e Remove Noise da Neat Video.
– Detail: quão forte será a nitidez aplicada para preservar os detalhes da imagem.
– Alpha: para definir qual calculo de interpolação fará no canal de transparência do vídeo.

 

Mais dicas você encontra no vídeo desta semana: Estabilização de cena e esticar um vídeo preservando qualidade

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s