Limpando som ambiente

É muito comum, quando se está trabalhando com áudio, haver necessidade de limpar certas interferências para conseguir um áudio de melhor qualidade, para que fique mais profissional e dê melhor clareza.

O Premiere e o After são um pouco limitados nestas operações, mas é possível enviar os áudios para o Audition via OMF, ou pelo Premiere, de maneira mais prática, acessando a aba Edit/Edit in Audition.

No Audition é possível eliminar diversos tipos de ruídos com a função Noise Reduction (redução de ruído). Entre os mais comuns, estão: ruídos de interferências elétricas, ar condicionados e coolers, vento e outros sons ambientes.

No exemplo abaixo é possível analisar a incidência de um som ambiente de duas formas: pelo gráfico de amplitude de som (à direita), que mostra um som de cerca de 50 dbs, e pelo gráfico de frequência (abaixo), que indica um ruído entre 4K e 10K Hz.

01

Para a eliminação do ruído são necessários dois passos. O primeiro é selecionando um trecho do som ambiente, e depois acessando o comando Effects/Capture Noise Print. Será feita somente a análise do áudio.

02

Depois, selecione todo o áudio a ser tratado e acesse Effects/Noise reduction. Será aberto o painel do efeito com as seguintes opções:
– Gráfico de frequência por amplitude – neste gráfico use a linha azul para afetar com maior ou menor intensidade certas frequências do áudio subindo ou descendo a linha. Da esquerda para a direita temos os sons indo do grave ao agudo. Uma dica é ligar a opção Output Noise Only (amostra somente do ruído) para facilitar na escolha entre a voz e o ruído;
– Noise Reduction (redução de ruído) – define o nível de tolerância do ruído a ser selecionado;
– Reduce by (reduzir em) – define em quantos decibéis o áudio será reduzido.

03

Na ultima foto podemos ver como os silêncios ficaram livres de ruídos em toda as frequências.

04

Aprenda mais sobre como remover ruídos de fundo das suas filmagens e locuções de maneira rápida e fácil! Limpando som ambiente

Anúncios

Um comentário sobre “Limpando som ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s