Como criar templates de texto animado do After Effects para usar no Premiere Pro

Sabia que é possível alterar os textos de uma animação feita no After Effects direto do Premiere Pro? Sem precisar ficar abrindo e fechando softwares ou renderizar seus vídeos? Pois é, essa é uma nova opção na versão CC 2014, e ela é ótima para otimizar tempo em projetos que tenham diversos textos animados acompanhando uma edição, pois o editor poderá alterar os textos sempre que precisar, direto na timeline, sem ter que ajustar tudo via After Effects.

Para ativar essa opção é preciso primeiro mudar uma configuração dentro do After Effects:

001

 

Na categoria avançada das configurações da composição (CTRL+K) ative a opção Template e salve sua animação. Uma dica importante é deixar cada animação de texto que possuir configurações de alinhamento, fonte, tamanho da fonte, leading e/ou kerning diferente em camadas separadas.

Depois, é só importar o projeto do After (.aep) direto dentro do Premiere:

002

A importação é feita via Dynamic Link diretamente do projeto de um software para o outro. No exemplo acima foi usado o painel Media Browser, mas pode-se importar diretamente pelo Explorer ou Finder que também funciona. Como é usado o  Dynamic Link, qualquer alteração feita no After Effects no Premiere Pro instantaneamente, sem precisar de render algum. Mas, em contra partida, é necessária uma capacidade de processamento maior ao gerar a visualização no Premiere, ou que seja feito o render dos previews na timeline.

Depois de inserida na timeline, para alterar a arte é preciso acessar o painel Effects Control:

003

004

Nesse painel, abra a opção master da camada, clique em “Master:nome do clipe*”, no topo do painel, e depois troque os textos que precisar. Se for utilizar mais de um texto, é necessário duplicar a arte no painel Project e inserir a nova cópia na timeline. Se alterar o master da mesma cópia, os textos em todas as instâncias do clipe serão alterados, então para cada novo texto faça uma nova cópia da arte no painel Project!!

Aprenda muito mais no tutorial em vídeo: Templates de texto animado do After  Effects para usar no Premere Pro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s