Ilha de edição e Color | Desktop ou Notebook?

Olá fotógrafos e filmmakers, eu sou o instrutor certificado Adobe Bruno Baltarejo, e hoje quero falar com vocês sobre os prós e contras entre trabalhar com um Desktop ou um Notebook!

Quem acompanha o canal já viu em outras aula que fui eu que montei minha ilha de edição, nela uso Windows 10 e o Yosemite em dual boot, e recentemente eu adquiri um notebook novo, para usar nos treinamentos presenciais, um Avell Titanium G1546.

Ambos os meus equipamentos custaram praticamente o mesmo, e tem configurações relativamente semelhantes. Já já vou mostrar o comparativo de configuração, velocidade e desempenho nos principais softwares de vídeo, mas antes de falar de desempenho vamos primeiro avaliar os pontos em questões praticas e operacionais:

Vantagens do Notebook:

  • Mobilidade: Com um notebook o vantagem mais óbvia é a mobilidade, poder levar seu computador consigo nas produtoras, clientes, diárias de gravação. Se você pretende fazer SameDayEdit em casamentos será indispensável o notebook, para dar aulas eu sempre uso, se você viaja muito a trabalho, ou simplesmente gosta de editar no sofá de casa.

  • All-in-One: Num notebook você tem tudo num lugar só, tela, teclado, touch, som, se você tem problema de espaço é uma ótima saida e deixa o escritório mais organizado e bonito.

Vantagens do Desktop:

  • Mais opções de configuração e upgrade: Com uma boa placa mãe você tem muitas opções de upgrades, adaptações e personalizações. O notebook lhe limita a troca para apenas discos e ram, o da Avell é uma esceção, pois pode personalizar um pouco mais, mas ainda não se compara a um desktop. No meu Desktop por exemplo eu uso uma placa de vídeo blackmagic que não poderia usar no notebook.

  • Maior durabilidade: O Desktop dura mais por dois motivos, primeiro que ele é fixo, não vai para lá e para cá como um notebook, reduzindo danos, e segundo por que ele tem melhores opções de refigeração.

E em questões de desempenho por custo, qual saí ganhando?

No desktop eu tenho uma GTX 980 4gb para aceleração dos vídeos no Premiere Pro e DaVinci resolve. Um processador i7 4970k de até 4.4 GHz. 16 Gb de Ram DD3 1800 HyperX. 1 SSD 240 gb para cada sistema e 1 Seagate 7200 rpm 2 Tb. 1 ssd 1 Tb.

No notebook Avell eu tenho uma GTX 980 8gb. Processador I7 6700HQ de até 3.5 Ghz. 32 Gb Ram DDR4 2100 HyperX. 1SSD 240 para o sistema e 1 SSD M2 de 480.

Como vimos com o mesmo valor as configurações são próximas. O notebook tem uma vantagem de ser DDR4 ele foi uma aquisição mais recente, porém o Desktop tem a vantagem de ter um melhor sistema de refigeração, garantido que ele possa usar os componentes ao seu máximo! Além disso com o mesmo valor peguei mais espaço em disco e processador mais rápido no Desktop, porém no notebook adicionei mais RAM.

Mas é fato que o desktop sai ganhando em velocidade, pois o notebook tem que manter a temperatura num espaço menor, com peças menores, e cooler menores, fazendo com que ele tenha que reduzir um pouco o desempenho. Para testar essa diferença real entre os dois montei alguns testes de desempenho, vamos a eles:

No primeiro teste com imagens de DSLR em H264 no Premiere o playback foi liso com até 16 câmeras simultâneas. E no DaVinci Resolve com 4 câmeras simultâneas. Esse resultado foi compatível em ambos os computadores. Ambos estavam com os vídeos no SSD.

No teste de playback de arquivos RAW 4K, que precisam de alto desempenho do CPU, GPU e do disco, os aquivos RED 4K, a 24 fps teve playback liso tanto no PR quanto no DV em ambos os sistemas. Aquivos da ARRI 4K 24 fps liso no DV, porém nem rodou no Premiere, também igual em ambos os sistemas.

BMCC Raw 2.5K a 24 fps tem playback liso também, tanto no PR quanto no DV. Já sua versão Raw 4k 24 fps tem playback aceitável para edição e color, porém com drop frames que podem incomodar durante a edição no notebook Avell. Já no Desktop o drop frame é discreto. É possível notar que o gargalo fica no processador, dando overclock o desempenho no Desktop pode ser ainda melhor.

No After Effects realizei 2 testes, um com foco no GPU e outro no CPU e memórias:

O primeiro foi renderização raytraced 3D com múltiplas luzes, reflexões, transparência e refrações, e o GPU GTX 980 foi incrivelmente rápido em ambos, mas o desktop se portou um pouco mais rápido e com a GPU mais fria.

O segundo teste foi a renderização de uma composição, VFX em 4K com uso do rotobrush, máscaras, timeremapping e modos de mistura pouca diferença entre ambos, mas também pequena vantagem no desktop.

Na minha opinião ambos os sistemas só ótimos para o dia a dia de trabalho desde que acerte na escolha das configurações, por anos trabalhei apenas com notebook, depois mudei para desktop quando comecei a adquirir monitores profissionais de color, mesa de cor, teclado e mouse melhores a ponto de nem fazer sentido mais a mobilidade e sim o investimento em desempenho.

Mas ainda assim o notebook continua no meu dia a dia de trabalho, quando dou aulas, ou faço freelas fora do meu escritório, daí levo comigo meu Avell e minha tangent Ripple.

Mas para a maioria dos editores e diretores um notebook com uma boa placa de vídeo irá suprir todas as necessidades, e um monitor e mouse profissional como upgrades. E para o publico mais avançado, que irá trabalhar com 4k raw ou superior o desktop é melhor opção, com o tempo pode fazer um SLI, crossfire ou qualquer upgrade que precise com maior facilidade.

Provavelmente a escolha vai ficar por conta de vocês, pois depende da realidade de trabalho e das necessidades de Hardware de cada um. Mas e aí, qual opção vocês preferem? Digam aí nos comentários!

Espero que tenham gostado do review, não esqueçam de se inscrever no canal, encontro vocês no próximo vídeo, até mais =D.

Anúncios

5 comentários sobre “Ilha de edição e Color | Desktop ou Notebook?

  1. Bom dia José!

    Eu não conheço os modelos disponíveis na DELL, mas sei que o site nacional deles tem poucas opções, e não possui nada de opções entre modelos mais robustos, como a linha Alienware por exemplo.
    Mas independente do modelo, o que tem que cuidar é; placa de vídeo, comprar uma com uma quantidade razoável de vram e cuda cores, talvez uma GTX 960, 970, 980, 1060, 1070, 1080. Se usar muito o After Effects tbm, pegar um processador com uma velocidade alta, e bom numero de núcleos do processamento, algo como 6 a 8 cores, de 2,6 GHZ ou mais, e uma memória 16 Gbs para cima se puder DDR4 que são mais velozes.

    Curtir

  2. Bruno boa tarde, me chamo Denis, edito desde que o Adobe Premier foi lançado na versão 1.5 e no After Effects desde a versão CS3, e desde então venho aprendendo muito, minha duvida é a seguinte sobre ilhas de edição Base x64 Intel ou AMD?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s